top of page

Seja bem vindo à UFMT!

 

Em 09 de março de 2015, iniciaremos o primeiro semestre letivo, momento de acolher os novos estudantes que chegam a nossa Universidade e de apresentar a eles nosso compromisso com a inclusão social, a democratização do acesso e da permanência no ensino superior, a formação integral de excelência, a promoção da autonomia e o respeito aos direitos humanos.

 

Momento também de orientá-los nesta nova vivência que lhes oferecerá, além da formação na área escolhida, uma diversidade de opções, como: cultura, esporte, lazer, tutoria, monitoria, iniciação científica, apoio à inclusão, iniciação à docência, projetos de pesquisa e de extensão, mobilidade acadêmica, intercâmbios e assistência estudantil.

 

A Pró-reitoria de As­sistência Estudantil (PRAE)  é a unidade responsável pelo acolhimento institucional; por isso, neste início de semestre, solicitamos a toda a comunidade universitária o compartilhamento das programações de recepção aos novos estudantes e apoiamos as iniciativas de acolhimento. Também, colocamo-nos à disposição para participar e apresentar os programas da PRAE durante as primeiras semanas de aula.

 

Aproveitamos a oportunidade para enfatizar que a discussão sobre o “trote” está cada vez mais sendo pautada nos diversos organismos e, de modo geral, entende-se que esta é uma prática violenta, humilhante e constrangedora. Na UFMT, o trote é proibido, sendo dever de todos nós estimular a mudança de atitudes e comportamentos que reproduzem modelos de opressão e dominação, como práticas machistas, lesbofóbicas, homofóbicas, transfóbicas e racistas contra os estudantes ingressantes que, muitas vezes, são justificadas como brincadeiras ou rituais de passagem.

 

A PRAE, comprometida com a conscientização, promove campanhas contra o trote e incentiva a denúncia de violências físicas ou simbólicas sofridas ou presenciadas. As denúncias podem ser realizadas pelo telefone 3615-8175, pelo e-mail prae@ufmt.br ou mesmo diretamente na PRAE, por meio de formulário próprio. Além das campanhas, queremos incentivar, a partir dessa carta, que cada diretor e coordenador, abra um diálogo com os estudantes do segundo semestre e dos Centros Acadêmicos a respeito da necessidade de se realizar uma recepção respeitosa dos direitos da pessoa.

 

Contamos com a colaboração de toda a comunidade universitária para a organização de uma programação integrada de  recepção aos novos estudantes, com o compromisso de instituir o diálogo pelo fim do trote e por novas práticas de acolhimento institucional que respeitem os direitos e a dignidade de nossos estudantes.

 

PRAE UFMT

 

 

 

 

bottom of page